sexta-feira, 26 abril 2024

Defender os direitos dos trabalhadores, não ao código da exploração!

ccidlA Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do Partido Comunista Português, reuniu no passado sábado, dia 5 de Abril e analisou a situação política e social do interior da região.

Defender os direitos dos trabalhadores, não ao código da exploração!

Com o objectivo de alertar para as consequências das alterações que o governo quer impor aos trabalhadores, o PCP valoriza o contacto que fez com os trabalhadores do Interior do distrito. Ao tomarem conhecimento do real conteúdo dessas alterações,  todos se manifestaram contra:

• Os despedimentos sem justa causa;
  • O alargamento do horário de trabalho;
  • A redução dos salários;
  • O ataque à liberdade de organização sindical.

Estes são no essencial,  os aspectos mais gravosos que estão na calha do governo. Durante a campanha fez-se também o apelo à participação na grande jornada de luta convocada pela CGTP/IN para os dias 16 no Porto e 17 em Lisboa, com o objectivo  de  obrigar o governo a recuar.

O PCP lembra que, ainda as alterações ao código não foram implementadas, e já algumas empresas do interior adoptaram nas suas empresas estas normas de terror social. Como é o caso da FAPOR (Batalha)  da VAL-SOL cerâmicas, onde os trabalhadores estão constantemente a receber com atraso os seus já magros salários, o trabalho precário existente nas empresas MAT-CERÂMICA e DERONE Confecções(Batalha). São exemplos claros da forma como os trabalhadores são explorados.

Defender o desenvolvimento e o aparelho produtivo do interior

No Interior,  longe dos grandes centros urbanos e dos eixos de comunicação, é preocupante o processo de declínio económico e social que deve ser revertido - é exemplo disso o encerramento de serviços de saúde  ( em Castanheira de Pêra só há Urgências três vezes por semana) , ou  a falta de medidas para a fixação de empresas que muito tem contribuído para a desertificação destes concelhos.

O PCP há muito que reivindica :
O  acelerar do plano rodoviário, nomeadamente com a urgente conclusão do IC3, a duplicação do IC8 e a construção do IC9, sem portagens; requalificar o IC2 com as necessárias duplicações de via e  a construção de passagens desniveladas no distrito e da variante da Batalha;

Dotar de facto os novos Programas para o correcto Ordenamento Florestal e para acções integradas de prevenção de incêndios Florestais e de reflorestação, com o objectivo prioritário da defesa e promoção da floresta de uso múltiplo (não industrial) e incentivar a cooperação entre micro e pequenos produtores florestais;

Melhorar a rede de cuidados de saúde primários, construindo novos centros de saúde, ampliando os existentes e apetrechando-os com mais equipamentos e meios complementares de diagnóstico.

Nesta reunião ficou também marcada  para este mês,  a visita de um deputado do partido aos concelhos do interior do distrito.

A Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do PCP