quinta-feira, 19 setembro 2019

A CDU JÁ ESTÁ NO TERRENO!

CDU 11JULHO COMISSAO LINHA OESTE 1 CDU 11JULHO COMISSAO LINHA OESTE 2

CDU 11JULHO HOSPITAL PENICHE 1 CDU 11JULHO HOSPITAL PENICHE 2

CDU 11JULHO HOSPITAL PENICHE 3 CDU 11JULHO HOSPITAL PENICHE 4

Após a apresentação da 1ª Candidata, Heloísa Apolónia, a CDU do Distrito de Leiria já está no terreno a contactar com as populações, movimentos e a inteirar-se dos muitos desafios a que quer dar resposta com propostas concretas.
 
O dia 11 de Julho foi dedicado aos temas da saúde e da mobilidade.
 
Uma Delegação da CDU, encabeçada por Heloísa Apolónia, visitou o Hospital de Peniche. A 1ª Candidata da CDU, que foi acompanhada por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, e por vários dirigentes regionais e concelhios do PCP e da CDU, foi recebida pela Administração do Centro Hospitalar do Oeste e constatou as prementes e grandes necessidades de recuperação do edificado do Hospital de Peniche e de investimento na modernização de equipamentos básicos como camas de internamento.
 
A CDU pôde ainda verificar a existência de coberturas de fibrocimento nas instalações hospitalares, cuja necessidade de remoção urgente será alvo de uma Pergunta na Assembleia da República
A Administração do Centro Hospitalar do Oeste reconheceu a séria carência de recursos humanos em todos os três hospitais do CHO, nomeadamente ao nível de pessoal médico de várias especialidades, e em especial no serviço de urgências.
A CDU propõe que sejam consideradas medidas extraordinárias de contratação de médicos e de incentivo à fixação de pessoal médico no Distrito de Leiria. Considera ainda ser de interesse estratégico para o futuro do Serviço Nacional de Saúde no Distrito de Leiria a criação de uma Faculdade de Medicina, integrada na Universidade de Leiria, projecto que há muito a CDU defende.
A CDU reitera a sua proposta da construção de um novo Hospital de referência no sul do Distrito de Leiria, medida que não deve significar o encerramento de nenhuma das unidades hospitalares actualmente existentes, pelo contrário integrando-as numa rede alargada de cuidados de saúde modernos e de proximidade.
 
Após a visita ao Hospital de Peniche a CDU rumou às Caldas da Raínha onde realizou uma reunião de trabalho e informação com a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste. Coincidindo com o dia em que foi publicada a portaria do Governo que determina a abertura do concurso para a electrificação da Linha de Meleças até Torres Vedras, a CDU sublinhou que a importância estratégica desta via de comunicação ferroviária - para a mobilidade, coesão territorial e preservação ambiental - obriga a que a electrificação e modernização da Linha se faça em toda a sua extensão e sem mais adiamentos.
A CDU constatou ainda outros problemas que se mantêm, como o estado do material circulante, com décadas de serviço, a falta de informação automatizada sobre os horários dos comboios e a progressiva degradação das Estações.
No âmbito da preparação do seu compromisso eleitoral para o Distrito de Leiria a CDU anuncia que proporá a definição de um programa de mobilidade público e de definição de um verdadeiro serviço público de transportes para o Distrito que integre as componentes rodoviária e ferroviária e que deve ter como eixo central estratégico a Linha do Oeste.
 
Ainda nas caldas a CDU realizou um almoço convívio com algumas personalidades, activistas e apoiantes da CDU onde foi possível constatar o ambiente de profunda confiança na eleição, pela primeira vez desde 1987, de uma deputada da CDU pelo Distrito de Leiria

 

Imprimir Email