sábado, 20 abril 2024

assemborlei

Resolução Política aprovada na VII Assembleia de Organização Regional de Leiria

24 de Março de 2007

O momento em que se realiza a VII Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP caracteriza-se por uma profunda ofensiva promovida e desenvolvida pelo governo do PS em consonância com os interesses dos grandes grupos económicos e com o apoio do Presidente da República, do PSD e o CDS/PP, contra os direitos dos trabalhadores, das populações, dos micro pequenos e médios empresários e agricultores, a democracia política, económica, social e cultural em confronto com a Constituição da República.

As consequências desta política de classe promovida pelos sucessivos governos da política de direita cujo objectivo é a recomposição dos monopólios, através de uma acelerada concentração e centralização de capitais, tem conduzido ao agravamento do fosso entre ricos e pobres, a um ataque sem precedentes ao Estado ao seu papel e funções, degradando os serviços públicos e abrindo caminho à sua privatização.

O grande capital já não esconde o sonho de subverter e mesmo liquidar se para isso tivesse forças o regime democrático saído da Revolução do 25 de Abril.

Agravam-se os problemas sociais que assolam o distrito como: o encerramento e falência de empresas; o desemprego; os salários e os subsídios em atraso; os baixos salários em muitos sectores; as tentativas de aumento da jornada de trabalho e de criação de formas que elevem a exploração dos trabalhadores como as chamadas bolsas de horas; a fome e a miséria, o aumento exponencial do alcoolismo e da droga que são face da mesma moeda. Esta situação é consequência de uma política que tem tido protagonistas concretos ao longo de três décadas – PS, PSD e CDS-PP – que alternando-se no poder executam-na fria e calculistamente, procurando silenciar, condicionar e mesmo limitar a acção daqueles que não aceitando este estado de coisas, todos os dias estão na primeira linha da luta por uma vida melhor, por mais justiça social.

Esta luta que se impõe prosseguir e alargar a outras camadas, criando-se uma vasta frente social que rompa com esta política e abra caminho a uma política alternativa e a uma alternativa política, exige um forte Partido Comunista, ligado à classe operária e aos trabalhadores em geral, aos intelectuais e quadros técnicos, aos agricultores, aos jovens, às mulheres e aos reformados do nosso distrito às sua aspirações e anseios.

Sob o lema, Consolidar, Avançar, Crescer – “Sim, é possível! Um PCP mais forte” o Comité Central aprovou uma Resolução Política sobre o reforço do Partido, é pois com este propósito e partindo das alterações produzidas na base sócio – económica, da experiência e das necessidades do trabalho político e partidário e da luta que aos comunistas do distrito de Leiria, cabe tomar nas suas mãos o reforço do seu Partido!

Inserindo-se nesses objectivos, a VII Assembleia da Organização Regional, que decorre sob o lema “Organizar, Lutar, um PCP mais forte”, é o momento de, reflectindo sobre as nossas deficiências e dificuldades, definir as medidas e orientações com vista a responder com êxito às exigências que a vida e a luta dos trabalhadores e da população do distrito impõem.
Mais Partido nas empresas e locais de trabalho e nas freguesias, mais participação e envolvimento dos militantes, mais intervenção e afirmação política do partido é o que a classe operária, os trabalhadores e o povo do distrito esperam e precisam do Partido Comunista Português.

Download do documento na integra na secção
                                Multimédia / Documentos