terça-feira, 22 outubro 2019

Comissões Concelhias

Com a força da CDU e das populações, a Zipline “caiu”!

 
N22312
 
 
A luta da CDU – Coligação Democrática Unitária - PCP/PEV, em conjunto com as populações, derrubaram aquilo que se preparava para ser um dos maiores atentados ao património natural no nosso país – a instalação de uma Zipline no promontório da Nazaré.
 
Hoje, dia 17 de Junho de 2019, o executivo do PS na Câmara Municipal da Nazaré, decidiu terminar o procedimento concursal que estava em curso, objectivando a instalação da referida estrutura, contrariando agora a posição sempre assumida pelo seu Presidente, Walter Chicharro, que em entrevista a um canal televisivo no passado Verão, defendia a instalação da Zipline no promontório como estrutura fundamental para o desenvolvimento estratégico da Nazaré.
 
Felizmente, que num raro rasgo de racionalidade o executivo tomou a decisão de andar para trás com esse disparate sem tamanho que promoveu e que esteve na iminência de acontecer! E só não aconteceu porquê? Fundamentalmente, porque a pressão criada pela luta de massas e pela acção continuada do PCP/PEV constitui-se como factor determinante para que este processo não tivesse o desenvolvimento que o executivo do PS pretendia – a instalação da Zipline!
 
Está, portanto, provado que quem luta sempre alcança! E esta foi uma luta enorme! Uma luta assumida por quem realmente quer ver a Nazaré preservada, por quem quer ver intacto o património natural que é de todos e por quem não permite, nem permitirá, que a pretexto de megalomanias sem sentido, se queira descaracterizar uma paisagem que não pertence, como é óbvio, a quem governa a Nazaré – pertence ao mundo – e o mundo defendê-la-á como se provou nos milhares de assinaturas constantes na Petição Digital e em papel provenientes das mais diversas latitudes.
 
O PCP e o PEV combateram em toda a linha neste processo. Na Assembleia Municipal da Nazaré, na Assembleia da República, no Parlamento Europeu. A voz dos deputados comunistas nunca se calou perante tamanho crime ambiental e paisagístico! Mais nenhuma outra estrutura política o fez! Na
 
última campanha ao Parlamento Europeu, os candidatos que integravam as listas da CDU, João Pimenta Lopes e João Delgado do PCP e Isabel Souto do Partido Ecologista “Os Verdes” - PEV, deslocaram-se várias vezes ao local para terem a verdadeira dimensão da “aberração” proposta pelo executivo do PS na Câmara Municipal da Nazaré e pelo seu Presidente Walter Chicharro.
 
O PCP e o PEV endereçam uma forte saudação a todos quantos lutaram por esta causa, principalmente ao Movimento Cívico Pela Defesa do Promontório da Nazaré, que serve de exemplo para muitas lutas que virão, porque os atentados não se ficam por aqui, basta olharmos para o areal da praia da Nazaré ou para o estado de abandono da parte “privatizada” da Pedralva, uma opção clara e assumida pelo PS que governa a Câmara Municipal da Nazaré.
 
Para além dos enormes custos para o erário público com o desencadear deste processo, desde logo com os 25 mil euros para a elaboração do programa do concurso e caderno de encargos adjudicado a um escritório de advogados e mais 200 euros para pagamento de um Parecer, faltará agora saber os custos a pagar pelo encerramento deste inquinado processo que nunca deveria ter começado.
 
No entanto, aquilo que de mais significativo se poderá extrair deste triste episódio, é uma colossal derrota política do executivo liderado por Walter Chicharro e uma enorme vitória de todos os que lutaram contra a instalação da Zipline no Promontório da Nazaré.
 
Em defesa dos Trabalhadores e do Povo, da Cultura, dos Serviços Públicos, do Património Natural e
 
Ambiental, com a firmeza e determinação da CDU - Coligação Democrática Unitária - PCP/PEV a
 
LUTA SEMPRE CONTINUA!
 
 
Nazaré, 17 de Junho de 2019
 
 
 
O Grupo de Trabalho da CDU da Nazaré

Imprimir Email