quinta-feira, 18 abril 2024

Jantar de aniversário do Avante na Mª Grande

Dinamizadores do Avante na Marinha Grande
promovem jantar de aniversário do Avante!

Foi num ambiente acolhedor e informal que se realizou o jantar de aniversário comemorativo dos 83 anos do Jornal Avante!, na noite de 15 de Fevereiro no Centro de Trabalho do PCP na Marinha Grande.
Perante uma plateia que encheu por completo a Sala Abril, o camarada Carlos Vicente, responsável pela comissão de dinamização do Avante, começou por dar uma nota introdutória sobre a importância da venda, distribuição e leitura do órgão central do Partido Comunista Português.
Seguiu-se a esperada intervenção do Director do Jornal Avante!, o camarada Manuel Rodrigues, que começou por afirmar que o Avante! foi “arma insubstituível do PCP ao serviço dos trabalhadores e do povo… foi sempre, e orgulha-se de continuar a ser hoje, a voz dos trabalhadores, de todos os explorados e oprimidos, o agitador colectivo, o propagandista colectivo e organizador colectivo”. Referiu ainda os nomes de Maria Machado, presa e torturada pela PIDE, do marinhense José Moreira ou José Dias Coelho, assassinados, e Joaquim Rafael que morreu em Julho de 1974 arrasado pelo chumbo com que trabalhou ao longo de 25 anos como tipografo clandestino, como exemplos de coragem e dedicação ilimitadas na construção e divulgação do Avante!. Disse também que o primeiro Avante! editado em liberdade a 17 de Maio de 1974 teve uma tiragem de 500 mil exemplares.
Falando sobre a actualidade disse “com o início da liquidação das conquistas de Abril e de recomposição do capitalismo monopolista, de ataques brutais aos direitos dos trabalhadores do povo e do país, de graves limitações e comprometimento da soberania e independência nacionais, o Avante! torna-se o porta-voz da resistência, das lutas dos trabalhadores e do povo contra a política da direita como a qual – PS/PSD/CDS – têm vindo a afundar Portugal”.
Citou Álvaro Cunhal referindo-se á Festa do Jornal Avante “esta Festa do nosso glorioso Avante!, do nosso glorioso Partido, é a maior, a mais extraordinária, a mais fraterna e humana jamais realizada no nosso país”.
O camarada Manuel Rodrigues terminou dizendo “o Avante! foi e vai continuar a ser a voz da verdade, essa verdade que os questiona, que os incomoda, que contribui para derrotar este governo e esta política e para abrir caminho à alternativa patriótica e de esquerda que defendemos. Porque a verdade, e só a verdade, é, por natureza, revolucionária.
Viva o Avante! Viva o Partido Comunista Português!”