Comissões Concelhias

12ª Assembleia da Organização Concelhia de Peniche

Imprimir
Criado em segunda, 05 março 2018, 01:58

Realizou-se no dia 3 de Março de 2018, Sábado, a 12ª Assembleia da Organização Concelhia de Peniche do PCP (XII AOCP). Os mais de 30 delegados que compuseram a Assembleia de Organização discutiram e aprovaram por unanimidade uma Resolução Política que contém as principais orientações de trabalho e intervenção do PCP no Concelho de Peniche para os próximos três anos; e elegeram, também por unanimidade, a nova Comissão Concelhia de Peniche que dirigirá a organização concelhia nos próximos três anos.

Ass Or Concelhia Peniche 2018 -2 Ass Or Concelhia Peniche 2018 -3

David Brás, membro da Comissão Concelhia de Peniche proferiu a intervenção de abertura da XII AOCP, na qual procedeu à prestação de contas do trabalho realizado pelo PCP no Concelho de Peniche desde a ultima Assembleia e apontou os principais objectivos de trabalho, intervenção e reforço do Partido que a Assembleia viria a aprovar e que estão contidas na Resolução Política aprovada.

Nas intervenções proferidas pelos Delegados estiveram presentes as maiores prioridades do trabalho e intervenção do PCP nomeadamente: a luta dos trabalhadores e o fortalecimento da organização do PCP nas empresas e locais de trabalho, designadamente com a criação de novas células em diversos locais de trabalho; a realidade das pescas no Concelho, a luta dos pescadores e a intervenção do PCP neste sector; a estruturação do PCP no plano local com a dinamização de comissões de freguesia; o trabalho com os reformados, pensionistas e idosos; o reforço da independência financeira do Partido; a difusão da imprensa partidária; o trabalho de propaganda e a Festa do Avante.

DSCF8240 DSCF8223


A XII AOCP procedeu a uma análise da evolução da situação política no Concelho de Peniche, nomeadamente no plano autárquico, e traçou orientações para a ligação às populações, estímulo ao movimento associativo e unitário, e intervenção autárquica. O PCP analisou a nova gestão autárquica da Câmara Municipal de Peniche, tendo destacado a falta de rumo estratégico que 4 meses após a tomada de posse dos novos órgão autárquicos marca a realidade do Concelho. O PCP reafirmou a determinação em prosseguir uma intervenção autárquica próxima das populações e dos seus problemas e de trabalhar para recuperar as posições perdidas nas ultimas eleições autárquicas, nomeadamente a Presidência da Câmara de Peniche.

A XII AOCP aprovou uma Moção sobre a Fortaleza de Peniche que sublinhando que "Peniche e as suas gentes ganham com a decisão de instalar na Fortaleza o 15º Museu Nacional da Resistência e da Liberdade", expressa simultaneamente a "preocupação pelo facto da candidatura ao Programa Portugal 2020 ainda não estar aprovada, facto que está a impossibilitar o arranque das obras de conservação e restauro necessárias à instalação do museu nacional".

DSCF8232 DSCF8229

A XII AOCP foi encerrada por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central, responsável pela Organização Regional de Leiria. O dirigente do PCP considerou que a XII ACOP tomou importantes decisões na direcção do reforço do Partido e que "Este partido que sai hoje desta assembleia é um Partido determinado em seguir em Frente, coeso e unido, que não se deixa nem condicionar nem intimidar". Referindo-se à evolução da vida política nacional Ângelo Alves sublinhou que "A realidade evidencia que não há caminho alternativo que não seja o da ruptura com a política de direita das últimas quatro décadas e a construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda", e que "Essa política alternativa indispensável ao País tem de ser conquistada pela intervenção e luta dos trabalhadores e do povo, pela mobilização da vontade de todos os democratas e patriotas, pelo reforço do PCP."

Ass Or Concelhia Peniche 2018 -4 DSCF8234

2018 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.