Comissões Concelhias

Defender os direitos dos trabalhadores, não ao código da exploração!

Escrito a .

ccidlA Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do Partido Comunista Português, reuniu no passado sábado, dia 5 de Abril e analisou a situação política e social do interior da região.

Defender os direitos dos trabalhadores, não ao código da exploração!

Com o objectivo de alertar para as consequências das alterações que o governo quer impor aos trabalhadores, o PCP valoriza o contacto que fez com os trabalhadores do Interior do distrito. Ao tomarem conhecimento do real conteúdo dessas alterações,  todos se manifestaram contra:

Estes são no essencial,  os aspectos mais gravosos que estão na calha do governo. Durante a campanha fez-se também o apelo à participação na grande jornada de luta convocada pela CGTP/IN para os dias 16 no Porto e 17 em Lisboa, com o objectivo  de  obrigar o governo a recuar.

O PCP lembra que, ainda as alterações ao código não foram implementadas, e já algumas empresas do interior adoptaram nas suas empresas estas normas de terror social. Como é o caso da FAPOR (Batalha)  da VAL-SOL cerâmicas, onde os trabalhadores estão constantemente a receber com atraso os seus já magros salários, o trabalho precário existente nas empresas MAT-CERÂMICA e DERONE Confecções(Batalha). São exemplos claros da forma como os trabalhadores são explorados.

Defender o desenvolvimento e o aparelho produtivo do interior

No Interior,  longe dos grandes centros urbanos e dos eixos de comunicação, é preocupante o processo de declínio económico e social que deve ser revertido - é exemplo disso o encerramento de serviços de saúde  ( em Castanheira de Pêra só há Urgências três vezes por semana) , ou  a falta de medidas para a fixação de empresas que muito tem contribuído para a desertificação destes concelhos.

O PCP há muito que reivindica :
O  acelerar do plano rodoviário, nomeadamente com a urgente conclusão do IC3, a duplicação do IC8 e a construção do IC9, sem portagens; requalificar o IC2 com as necessárias duplicações de via e  a construção de passagens desniveladas no distrito e da variante da Batalha;

Dotar de facto os novos Programas para o correcto Ordenamento Florestal e para acções integradas de prevenção de incêndios Florestais e de reflorestação, com o objectivo prioritário da defesa e promoção da floresta de uso múltiplo (não industrial) e incentivar a cooperação entre micro e pequenos produtores florestais;

Melhorar a rede de cuidados de saúde primários, construindo novos centros de saúde, ampliando os existentes e apetrechando-os com mais equipamentos e meios complementares de diagnóstico.

Nesta reunião ficou também marcada  para este mês,  a visita de um deputado do partido aos concelhos do interior do distrito.

A Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do PCP

Imprimir